As esculturas que embelezam os Jardins

, , No Comments
A cultura do ferro fundido, marcou a paisagem urbana do século XIX. Este movimento era muito apreciado e ainda hoje serve para ornamentar vários espaços, tanto exteriores com interiores, pelo mundo inteiro e Portugal não foi excepção.
Considerado como um local de destaque, os Jardins do Palácio de Cristal possuem uma grande riqueza natural, paisagística, animal e escultórica. Passando muitas vezes despercebidas as esculturas que dos Jardins do Palácio, pertencentes ao movimento artístico "FonteD'Art" (peças em ferro fundido) embelezam o local de forma inigualável.
Estas esculturas chegadas ao Palácio em junho de 1865, ornamentam e abrilhantam o espaço, e fazem referencia às mais diferentes temáticas, que vão desde a mitologia, a cenas de vida do quotidiano, à fauna e a flora tanto terrestre como marítima. Para alem destas temáticas, a temática que mais se destaca é a das quatro estações do ano, onde encontramos na parte central do jardim estátuas de três mulheres a representar, o inverno, a primavera, e o outono, e uma estátua masculina que representa o Verão.
Ainda a complementar e a embelezar estes espaço encontramos nas varias fontes, esculturas referentes a temáticas marinhas, com sereias, conchas e seres do mar e ainda a temática da vida animal, como é exemplo da fonte dos "Cavalinhos".
Estas esculturas apesar de muitas vezes passarem despercebidas aos olhos dos visitantes, constituem uma herança e um património riquíssimo que embelezam e complementam os jardins do palácio.

0 comentários:

Enviar um comentário